sexta-feira, 28 de novembro de 2008

MAPAS CONCEITUAIS


Mapa conceitual é um estruturamento de idéias, destacando seus termos mais essenciais. É a representação gráfica de um conhecimento organizado, que auxilia na visualização de um conteúdo. É uma ferramenta que auxilia na memorização e no compreendimento de uma determinada matéria. Todos são beneficiados com esse metodo, principalmente quem tem a memória visual mais aguçada que as outras espécies de memória.Para explicar como funciona o mapa conceitual, nada melhor que um próprio mapa:



O mapa conceitual, pode ser construído em cima de qualquer texto, e é muito fácil e interessante de fazer usando o programa "cmap tools", é só baixar e aprender brincando...

Esse é um dos conteúdos que a UFJF nos proporciona no módulo de acolhimento...

:

LEITURAS

Na educação a distancia temos planos de aulas muitos interessante como as leituras, que nos dar conhecimento para ser usado no nosso cotídiano.
As leituras, nos ensina a usar o computador e dele tirar todas as informações que são úteis para nós, aprendendo desse modo a entrar na sala de aula virtual, a cada leitura que fazemos vamos aprendendo passo a passo usar todos os recursos que o computador nos oferece.
Nos textos lidos por nós,criamos estratégias para a administrar o tempo e a organizar os materiais utilizados durante o curso,nos ensina a fazer uma leitura completa para entender o texto lido como se nós estivéssemos fazendo uma investigação, observando atentamente o que o escritor está tentando nos passar, a leitura nos ensina a ter estratégias para facilitar os resumos de textos usando os mapas conceituais, aprendemos que a INTERNET se configura como o maior centro de informação do mundo, com ela podemos nos comunicar de maneira mais fácil e rápido, com mudanças significativas em nossas vidas.
No texto de Rubens Alves, ele nos fala que mapas existem a muito tempo, como ideias, algum tempo depois vieram a existir no papel, mapas são criados para marcar caminhos, ele da o exemplo de um bebê que faz uma trilha para chegar ate o ceio da mãe atravez do choro.Todo que nós fazemos são mapas para ser usados no nosso dia a dia.
É atravez da leitura que aprendemos a ter conhecimento de vários assuntos, que serão usados nesse curso e por toda a nossas vidas.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

PONTO D’ENCONTRO – O AMBIENTE DE SOCIALIZAÇÃO

É uma plataforma originada do Ellg, um software de código aberto de rede social, onde cada usuário possui uma conta e um perfil, possibilita encontrar amigos, fazer novas amizades, criar e participar de comunidades que tenham os mesmos interesses, enviar mensagens instantâneas para seus contatos, espaço de blogs, compartilhamento de arquivos, tecnologia RSS. Os grupos ou instituições que se utilizam dele possuem liberdade de criação de um novo nome, adequando aos seus objetivos.


Figura 1: Janela de visualização do PDE após a configuração

O ponto de encontro “pretende ser um ambiente de socialização, que reúna alunos, professores e tutores”. Possui as mesmas características do “orkut”, “beltrano”, “hi5”, “gazzag”, dentre outros.
O PDE foi criado para que os alunos da educação a distância da UFJF possam se conhecer, trocar idéias e compartilhar interesses comuns. Seu ambiente é super descontraído no qual somamo-nos a todos os demais alunos da UFJF, permite a criação de nossas comunidades, promovendo nossa comunicação e socialização. É o site de relacionamentos institucional adotado pela UFJF com a finalidade de proporcionar aos alunos entrosamento, permitindo a criação de sua comunidades, promovendo assim sua comunicação e socialização através de um ambiente descontraído.




Figura 2: Janela de login do PDE
Para aqueles "orkuteiros" de plantão, não foi difícil, pois ao executar o login, digitando o usuário e a senha fornecidos pela UFJF, entramos no ambiente PDE, onde podemos fazer nosso cadastro de perfil, adicionar comunidades ou criar a nossa, podemos também criar albuns de fotos, adicionar contatos para envio/recebimento de recados.
Nos expressamos livremente no PDE e fizemos novas e reencontramos antigas amizades. Espaço que nos fez sentir mais próximos e parte de uma "grande comunidade".

Para mais informações visite http://www.pde.ufjf.br/
"Acessando a internet
Você chega ao coração
Da humanidade inteira
Sem tirar os pés do chão"
(KID VINIL, música de Zeca Baleiro)

terça-feira, 25 de novembro de 2008

GOOGLE APPS EDUCATION: Ferramenta de Edição, Comunicação e Pesquisa



Em um curso a distância, a eficiência e a freqüência no uso dos recursos disponíveis na plataforma (nesse caso o Moodle) são fundamentais para a interação e construção individual / coletiva do conhecimento.
Ambientes virtuais são úteis no processo de aprendizagem por possuírem ferramentas de comunicação e interação que favorecem a aproximação dos participantes de um curso.
Google Apps é um site de aplicativos on-line com mensagens instantâneas e agenda compartilhada, permitindo alta disponibilidade e segurança.
A UFJF disponibiliza o Google Apps através do endereço mail.uab.ufjf.br. Assim todos os agentes envolvidos (professores, tutores e alunos) podem acessar as ferramentas disponíveis no ambiente.

No Google Apps temos 3 ferramentas:
E-mail: facilita o contato entre os participantes.

Editor de textos: parece com o Microsoft. A diferença é que o documento arquivado pode ser enviado e compartilhado em tempo real com outras pessoas.

Agenda: facilita a organização dos compromissos.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

MOODLE A SALA DE AULA VIRTUAL



Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é possibilitado pelo avanço tecnológico e é através deste ambiente que se tenta reduzir a distância física entre os participantes e a distância comunicacional.

Moodle é um ambiente virtual onde nós alunos encontramos as disciplinas, fóruns de discussão, atividades planejadas e conversamos com os demais participantes do curso a distância como professores, tutores e colegas.

A sala de aula virtual – Moodle tem um endereço virtual e pode ser acessado de qualquer ponto que tenha conexão com a internet.

Nós alunos entramos no endereço virtual fornecido pela universidade, efetuamos nosso login e senha, realizamos o cadastro do perfil com foto e encontramos a nossa disposição todo o material ( leituras e atividades), orientações, calendário, cronogramas para efetuarmos o curso com sucesso.

Visualização do Moodle

Coluna Esquerda :
Participantes
Atividades
Chat
Fóruns
Tarefas
Notas
Perfi

Coluna do Meio
Agenda


Coluna Direita
Notícias
Próximos Eventos
Calendário
Atividades Recentes

No Moodle há várias ferramentas para interação:

- Fóruns: é uma ferramenta de interação e não ocorre em tempo real, isso significa que cada um pode participar do fórum qualquer dia e horário.

- Chat ou Bate Papo: é uma atividade em que alunos, tutores e professores estabelecem uma comunicação por escrito on-line, com dia e hora previamente determinados.

- Glossário: é uma forma flexível de apresentar definições que podem ser relacionadas com todas as informações de conteúdo global do curso. Por exemplo, se o termo “educação” é definido no Glossário e a palavra educação aparece em um fórum de discussão, ela aparecerá como um link que conduzirá o estudante à definição anteriormente dada.

- Wiki: é uma coleção de documentos criados de forma coletiva no ambiente da internet. Uma página Wiki é uma página WEB que qualquer pessoa pode criar diretamente no navegador web, sem necessidades do conhecimento da linguagem HTML.

- Tarefas: consiste em uma atividade a ser desenvolvida pelo cursista, que pode ser enviado em formato digital ao servidor do curso utilizando o moodle. Como exemplo de tarefas temos: redações, fichamentos, resumos, tabelas comparativas, projetos, etc.

sábado, 22 de novembro de 2008

Módulo de acolhimento...

É imensamente prazeroso ingressar nesse mundo online da UFJF, que nos proporciona momentos tão presentes em um curso a distância.
Como alunos podemos testemunhar o empenho dessa equipe em realmente nos ensinar a interagir.
A UFJF, preparou um módulo que, nos ensina a aprender a distância, usar ferramentas e conhecermos nossos colegas de faculdade, é o Módulo de Acolhimento.
São cinco momentos, que nos deixaram prontos para começar:
* Momento 1- Abrindo caminho;
* Momento 2- Traçando o caminho na Ead;
* Momento 3- Quando se conhece a história se caminha melhor;
* Momento 4- Um bom caminho se faz com boas ferramentas;
* Momento 5- Na EaD é impossível ser feliz sozinho!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Primeiras Palavras...


"É com muita alegria que começamos este trabalho. Embora seja uma tarefa do Módulo de Acolhimento do curso de Matemática – EAD da UFJF, esperamos continuar publicando nossas idéias, divulgando nossos pensamentos em relação à educação e ao ensino da matemática. Esperamos encontrar muitas pessoas no nosso blog, que compartilhem conosco e construam significativamente novos caminhos. Estamos todos nas trilhas da educação."

Flávia Maria da Costa Carvalho
Gisele Bernardo Ferreira
Jacqueline Oliveira Lima Zago
Ilmar Pacheco da Silva Bornia
Vânia Gonçalves Borges